segunda-feira, 28 de maio de 2012

HISTORIA PLANALTINA GOIÁS


Histórico

Localizado a cerca de 20 quilômetros da região administrativa de mesmo nome, e a 63 quilômetros de Brasília, o município de Planaltina, apesar de ser relativamente novo, tem uma história que se confunde com a de Brasília e inúmeros problemas sociais em conseqüência do excesso populacional e da falta de critérios na sua ocupação. Com a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Goiás, parte do município goiano de Planaltina, que já existia há 100 anos, ficou fora do quadrilátero estabelecido para o Distrito Federal.
Para essa parte, foi estabelecido o prazo de um ano para o assentamento de uma nova sede que funcionou, provisoriamente, perto da lagoa formosa, passando depois para São Gabriel de Goiás. O primeiro prefeito desse novo município foi Francisco Muniz Pignata. Ao seu sucessor na prefeitura, Eloi Pinto de Araújo, mineiro de Dores do Indaiá-MG ,no período de 1965 a 1969, coube a iniciativa de efetivar o assentamento da nova sede do município.
O local escolhido foi a Fazenda Brasília, de propriedade de Joaquim Gonçalves,conhecido por Joaquim Mineiro. Naquela área, identificada hoje por uma pedra fundamental, iniciou-se a construção do fórum do município, em 1967, que recebeu o nome de Planaltina, resultado de um plebiscito realizado no mesmo ano. O seu início apresentou inúmeras semelhanças com a própria construção da capital federal, entre elas, o desbravamento do cerrado capitaneado por um mineiro; os barracos de madeira que a princípio abrigaram os primeiros habitantes e os principais órgãos públicos municipais.
Por essas e outras coincidências, o município recebeu o apelido de "Brasilinha". "Estão construindo uma Brasilinha", diziam,conforme lembra o advogado Dirceu Ferreira Araújo, mineiro, detentor de um importante acervo de fotografias e documentos históricos e com o conhecimento de causa de quem mora na região desde 1955, sem contar o fato de que é filho do prefeito a quem coube o assentamento do município. Mas as coincidências com Brasília não param por aí. A cidade também tinha um planejamento de urbanização, com a área a ser ocupada previamente definida, de forma a facilitar a implantação dos serviços públicos básicos.
Essa área previa a ocupação, nos próximos 50 anos, de 22 mil lotes que abrigariam cinco pessoas, em média, o que significaria uma população de cerca de 110 mil habitantes em 2017. Em menos de 30 anos, a população já atingiu os 80 mil habitantes, de acordo com estimativas locais, que questionam os dados do censo de 1991, indicando uma população de apenas 42 mil habitantes[carece de fontes].

Nossa Cidade


Sou Morador de Planaltina Goiás, passo pelos grandes problemas que todos nós passamos,FALTA DE SAÚDE, FALTA DE SECRETARIAS ATUANTES,FALTA ASFALTO,FALTA  INCENTIVO AO ESPORTE PLANALTINENSE, FALTA  DE ÁGUA,  FALTA  DE EMPREGO PARA NOSSOS FILHOS,  FALTA  LAZER ADEQUADO,FALTA UMA FACULDADE PUBLICA, FALTA  PROGRAMAS SOCIAIS PARA RECUPERA PESSOAS USÚARIAS DE DROGAS, FALTA  PESSOAS INTERESSADAS EM QUE PLANALTINA DE GOIAS SEJA UMA DAS MELHORES CIDADES DO ENTORNO ,FALTA VOCÊ É EU COBRAR NOSSOS  DIREITOS CONSTITUCIONAIS,

 UMA CIDADE ESQUECIDA, UMA CIDADE SOFRIDA, UMA CIDADE  DO MEU CORAÇÃO, AINDA VOU VER PLANALTINA DE GOIAS DESENVOLVIDA,AINDA VOU DIZER A VOCÊ  VALER A PENA MORAR EM PLANALTINA DE GOIAS.

PLANALTINA GOIAS

Planaltina Goiás, cidade onde temos vários problemas no transito, MOTORISTAS VAMOS RESPEITAR OS PEDESTRES, MOTOCICLISTAS VAMOS RESPEITAS OS CARROS, motoristas vamos indicar sua intenção: EXEMPLO LIGUE A SETA ANTES DE MUDAR DE FAIXA, USE A SETA, INDIQUE SUA INTENÇÃO.